top of page

Aprenda sobre Fotografia

 

Nenhuma regra é absoluta na fotografia

 

Há inúmeros parâmetros para se seguir na fotografia, mas não quer dizer que devemos segui-los sempre.  Por exemplo, é aconselhavel que a linha do horizonte fique entre a linha central e as linhas externas à foto, mas se você estiver tirando fotos como do mar, e achar que fica melhor que a linha do horizonte fique bem centrada, vamos lá!

 

Enquadramento

 

Diz respeito a como determinada imagem vai ser inserida na foto, ou seja, o corte na foto. Por exemplo, é recomendável que não se corte a foto nas articulações da modelo, e que os espaços próximos às linhas laterais sejam medianos.

 

 

Composição

 

Diz respeito às características do que está dentro do enquadramento (corte) da foto, como cores usadas e posição dos elementos. Exemplos disso são: fotos em preto e branco, coloridas, posição do motivo principal em relação aos pontos de ouro, posição da linha do horizonte, perspectiva, se a modelo olha para o centro da foto (mais adequado), se a luz não é muito forte, se as sombras são suaves, se as cores estão intensas e realistas, se há um motivo na foto, o equilíbrio de cores, se está nítida, se os olhos da modelo estão focados e etc.        

Momento decisivo

 

É de bom tom prestar atenção não apenas na composição e enquadramento em uma foto, mas também no que ocorre ao redor. Pode acontecer de ocorrerem momentos lindos e momentâneos em um lugar, então, se for possível tirar uma boa (ou até ótima) foto com esse momento, antes de ajustar os demais fatores, clique!

 

Modo manual da câmera

 

O modo manual da câmera nos dá a liberdade de proporcionar vários efeitos na foto, como por exemplo fundo desfocado e feixes de luz. Para isto, você deve saber controlar o fotômetro da câmera, que consiste em um gráfico de uma pequena linha com pontos que partem a partir do zero para esquerda (baixa exposição) e para a direita (alta exposição), e que está baseado na relação abertura do diafragma e tempo de abertura do obturador (onde há o clique). Quanto maior for a abertura do diafragma, maior tem de ser a velocidade do obturador (do click), para equilibrar a entrada de luz. Por exemplo, se você quer desfocar o fundo, o ideal é utilizar grande abertura de diafragma com uma alta teleobjetiva (lentes acima de 50 mm) aproximando bem o zoom do motivo. Já se você quer feixes de luz, configure a câmera para uma longa exposição de obturador (tempo de abertura longo). Você também pode configurar ambas as referências (abertura de diafragma e tempo de abertura do obturador) para ficarem muito expostos ou poucos expostos, por exemplo, para fazer uma foto bem clara ou bem escura respectivamente.

 

ISO

 

As configurações de ISO dizem respeito à sensibilidade à luz. Quanto mais escuro estiver, mais você pode aumentar esta sensibilidade (ISO), lembrando que ISOs muito altos causam ruído na foto (pontinhos à mostra), e a noite, por exemplo, ao invés de usar ISO muito elevado, o que pode causar ruído, você pode aumentar a exposição de diafragma e obturador, mas de preferência com um tripé, pois o longo tempo de obturação capta mais movimento e a foto fica tremida. Você também pode usar o disparador automático para não tremer a câmera no click.

               

                   © 2025 por Ricardo Eugênio Z. V.  Todos os direitos reservados. All rights reserved.

bottom of page